PRINCIPAL

Home > EM DEFESA DO CIVIL > Rock in Rio 2024 anuncia iniciativas sustentáveis para edição comemorativa e divulga as primeiras entregas do projeto Favela 3D no Morro da Providência

Rock in Rio 2024 anuncia iniciativas sustentáveis para edição comemorativa e divulga as primeiras entregas do projeto Favela 3D no Morro da Providência

Por Graça Paes, RJ

Rock in Rio 2024 anuncia iniciativas sustentáveis para edição comemorativa e divulga as primeiras entregas do projeto Favela 3D no Morro da Providência

Nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, a organização do Rock in Rio reuniu a imprensa na Cidade do Rock para anunciar as novidades da edição comemorativa com direito a apresentação de um grupo de teatro infantil do Morro da Providência.

Roberta Medina anunciou as novidades ao lado de Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen, Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania e Edu Lyra, Fundador e CEO da Gerando Falcões e Cintia Santanna do Instituto Entre o Céu e a Favela.

Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World , empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town, iniciou o bate-papo falando sobre a edição histórica. ”Esperamos que os 40 anos do Rock in Rio sirvam de prova de que vale a pena acreditar em um futuro melhor e trabalhar para alcançá-lo. Já fizemos grandes avanços em nossa jornada de sustentabilidade, e ainda temos muito chão pela frente.” relatou .

Para a edição especial em que celebra os seus 40 anos, o Rock in Rio intensifica sua preocupação POR UM MUNDO MELHOR com grandes projetos de impacto positivo dentro e fora da Cidade do Rock.

Entre as novidades estão os copos reutilizáveis que visam reduzir a geração de resíduos em mais de 14 toneladas durante os sete dias do festival, e o projeto Favela 3D, desenvolvido pela Gerando Falcões e que tem como parceiros Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen, e o Instituto Entre o Céu e a Favela, que já apresenta as primeiras intervenções realizadas nas regiões do Buraco, Sessenta do Morro da Providência se destacam entre as diversas ações.

Outra parceria importante é com a Ação da Cidadania, uma organização com a qual o Rock in Rio é parceiro há anos. Em maio deste ano, o Rock in Rio se comprometeu a doar 1.5 milhão de doações para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul.

O público do festival também pode contribuir, fazendo doações no site oficial ou durante a compra de ingressos ou participando do tradicional leilão de guitarras, com os instrumentos autografados por alguns dos astros que se apresentam na Cidade do Rock em setembro.

A operação de copos reutilizáveis, em parceria com Heineken, Red Bull, Coca-Cola, Schweppes Mixed e Braskem, incentiva o consumo consciente e o descarte correto. Além do meio ambiente, os fãs também serão beneficiados pela parceria, já que receberão um desconto ao realizarem a segunda compra de uma mesma bebida. Com esta medida, o festival prevê evitar a geração de mais de 14 toneladas de resíduos durante seus sete dias de evento, tornando-se uma das maiores operações de copos reutilizáveis no mundo.

Cada bebida será servida em um copo específico de cada uma das marcas. Heineken, Coca-Cola, Schweppes Mixed e Red Bull terão seus próprios copos personalizados. Ao retornar com o copo do mesmo produto para a segunda compra, os consumidores receberão desconto. Para agilizar o atendimento, o copo será trocado por um limpo já abastecido com a mesma bebida, enquanto o usado será enviado diretamente para a higienização, retornando para a cadeia do evento. O desconto será válido para as compras do mesmo produto, e, caso o participante deseje mudar de bebida, será necessário adquirir o copo correspondente a nova escolha. A iniciativa é crucial para evitar o descarte de milhões de copos, que representaram uma grande parte do volume total da operação de recolha de resíduos na edição passada, quando mais de 2,4 milhões de copos foram distribuídos e 2,2 milhões foram recuperados na operação.

Outro grande destaque é o plano robusto de acessibilidade, que visa garantir que todos os visitantes possam desfrutar ao máximo as 500 horas de experiência na Cidade do Rock.

A partir dessas ações, o Rock in Rio segue firme em sua jornada rumo a um mundo melhor, com metas claras para serem alcançadas até 2030. O festival busca oferecer 50% de alimentação saudável e sustentável, garantir 100% de satisfação em bem-estar e segurança dos participantes, formar 100 mil pessoas em temas relevantes para o festival e a sociedade, e assegurar que todos os stakeholders estejam alinhados com sua política de sustentabilidade. Além disso, o festival pretende que 100% dos eventos sejam diversos, acessíveis e inclusivos, e que 100% dos resíduos gerados sejam reutilizados, reciclados ou valorizados.

Rock in Rio 2024 anuncia iniciativas sustentáveis para edição comemorativa e divulga as primeiras entregas do projeto Favela 3D no Morro da Providência

FOTOS GRAÇA PAES/ZAPP NEWS